O QUE TEMOS FEITO?
O DESENVOLVIMENTO DAS UNIDADES DE TRABALHO: OS PRIMEIROS PASSOS
Em nossa escola, a partir de um eixo temático, os alunos desenvolvem projetos, oficinas e atividades significativas.
Em 2002, tendo como referência o eixo Aprender a conhecer, eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a relação entre partidos políticos e a educação brasileira, sobre o cinema nacional, sobre as pesquisas de intenção de votos, dentre outros.
Em 2003, o eixo temático foi Pão, Paz e Poesia: um outro mundo é possível.
Em 2004 foi Brasil: vida , arte, e cidadania.
E em 2005, eixo é: convivência: educar e harmonizar.
A partir desse eixo teremos várias atividades e o desenvolvimento das unidades de trabalho por série no ensino fundamental e na educação infantil.
primeiro passo: no primeiro bimestre, a unidade de trabalho estava relacionada com a própria cidade, a Ceilândia. Alunos estavam desenvolvendo várias atividades, e então, houve a sugestão das professoras das turmas de alunos de 6 e 7 anos que eles construissem ceilândionários com apoio do computador. Para tanto, inicialmente, eles começaram com atividades relativas ao manuseio do mouse com o objetivo de desenvolver as habilidades de recortar, copiar, colar, pintar necessárias na hora de montar as letras e desenhos relativas à Ceilândia.
Observação: nas classes de alfabetização, as professoras estavam trabalhando justamente a questão das letras (sons, posições, tipos, nomes). E assim, aquela ação no laboratório estava relacionado ao mesmo tempo com o desenvolvimento da unidade de trabalho e com as próprias atividades cotidianas da sala de aula. E com isso, contemplou-se mais uma vez, um dos princípios estratégicos do projeto pedagógico: a integraçao com a sala de aula.
segundo passo: após o recesso, as crianças montarão o Ceilândionário e assim, se tudo dê certo "quando entrar setembro e boa nova andar nos campos..." os ceilândionários serão expostos no III Encontro Multimídia da Secretaria de Educação do DF.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home